Prefeito Lucas Pocay e Restaurante Popular: "pai dos pobres"?
- jornalfalaourinhos
- 24 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de mai. de 2024
Inaugurado em outubro do ano passado, com um grande ‘estardalhaço’ feito pelo prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay, o Restaurante Popular de Ourinhos foi viabilizado através da política do Governo Federal de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério da Cidadania, com custo ao município de R$ 1.855.925,00 por 12 meses, no período de setembro de 2023 à agosto de 2024.

No entanto, desde então, o prefeito de Ourinhos se apresentou como o "pai da criança”, omitindo que, de fato, trata-se de um programa do governo federal.
Com a grande repercussão positiva perante a população, neste ano em que já vivemos o período pré-eleitoral, o prefeito parece disposto a usar o Restaurante Popular como uma das bandeiras da campanha de Caio Lima, pré-candidato a prefeito apoiado por Pocay.
Nesta semana, o prefeito anunciou o projeto do Restaurante Popular Itinerante, que atenderá bairros populares de Ourinhos e, segundo a prefeitura, tem o intuito de ampliar o acesso a refeições a um custo de R$ 2,00 para famílias em situação de vulnerabilidade social que enfrentam dificuldades para frequentar o estabelecimento central da cidade com regularidade.
O que chama atenção é o período em que está sendo lançado o projeto e justamente nos bairros mais populosos, ou seja, com maior número de eleitores e com moradores numa situação vulnerável, o que poderá influenciar diretamente o eleitor na hora de votar, pegando-o talvez pelo ”estômago”.
No entanto, o que parece mais grave nesta situação, é o fato de omitir de forma deliberada que só foi possível implantar o tal programa na cidade, por meio do governo federal, e tomar para si o bônus da implantação em ano eleitoral, o que seria para dizer o mínimo, antiético. A Legislação Eleitoral, inclusive, veta a implantação de benefícios à população em ano de eleições, para disso retirar vantagens políticas.
Como será o Projeto?
O Restaurante Popular Itinerante começou a operar na última segunda-feira, dia 20, e funcionará da seguinte forma: as refeições são preparadas no Restaurante Popular, na Rua São Paulo, no centro da cidade, e distribuídas em embalagens individuais para serem transportadas de maneira adequada, higiênica e segura até os bairros beneficiados pelo projeto.
Os bairros que serão atendidos estão sendo selecionados com base nos indicadores do Cadastro Único, que avalia a vulnerabilidade da cidade e orienta o desenvolvimento de políticas públicas adaptadas às necessidades de cada região.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, e o primeiro bairro a receber o Restaurante Popular Itinerante foi o Recanto dos Pássaros. Durante 15 dias, as refeições estão sendo servidas no Centro de Educação Unificada (CEU), que conta com uma cozinha comunitária de apoio.
Comments