Após debate, Mário Ferreira é favorito para vencer a eleição para prefeito de Ourinhos
- jornalfalaourinhos
- 1 de out. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 2 de out. de 2024
No último debate, ficou claro que Toninho do PT, Guilherme Gonçalves e Caio Lima estão despreparados para assumir a prefeitura de Ourinhos, enquanto Mário Ferreira apresentou propostas concretas e sólidas para melhorar a cidade

No debate entre candidatos à prefeitura de Ourinhos realizado no último dia 27 de setembro nas dependências da UNIFIO, e transmitido pelos canais do Jornal Negocião, ficou nítida a diferença de conhecimento e preparo entre os candidatos Toninho do PT, Guilherme Gonçalves e Caio Lima, em relação ao Dr. Mário Ferreira, que foi o único a apresentar propostas reais e sólidas para resolver os problemas da cidade. Os outros candidatos se perderam em respostas vazias e demonstraram falta de compromisso com o futuro de Ourinhos. Além disso, os candidatos Caio Lima e Guilherme Gonçalves passaram boa parte do tempo do debate trocando ataques mútuos, em vez de discutir ideias e propostas.
Fila de cirurgias eletivas: falta de transparência na Gestão da Saúde de Pocay e Caio Lima
Um dos destaques do debate foi o momento em que Mário Ferreira pergunta ao candidato Caio Lima, que foi Secretário de Saúde do governo de Lucas Pocay, qual era o tamanho da fila de cirurgias eletivas quando ele assumiu o cargo, e qual o tamanho da fila quando deixou a gestão da pasta. Caio Lima respondeu que as cirurgias eletivas de média e alta complexidade são responsabilidade do governo do estado, não do município, e apresentou números sobre as cirurgias já realizadas, sem indicar o período em que foram feitas, nem o número de pessoas que ainda aguardam para fazer a cirurgia. Além disso, dados consistentes sobre a fila de cirurgias eletivas não foram apresentados em resposta a requerimentos anteriores protocolados à prefeitura por vereadores da oposição, e tampouco se encontram disponíveis em algum site, ou plataforma online em que os munícipes possam ter ciência do tamanho da fila e do lugar que ocupam na mesma, obtendo o mínimo de previsibilidade sobre quando seu caso será atendido.
Guilherme demonstra despreparo e falta de conhecimento sobre as normas que regem a saúde pública
Em outro momento, Mário Ferreira pergunta ao candidato Guilherme quais suas propostas para a saúde de Ourinhos à luz do Relatório Lalonde e da Lei 8080. Em reposta, Guilherme apresentou considerações evasivas e sensacionalistas sobre a má situação da saúde na gestão de Lucas Pocay e enquanto Caio Lima fora Secretário da Saúde. Porém, não respondeu ao questionamento de Dr. Mário Ferreira, demonstrando desconhecimento da área, já que o Relatório Lalonde é um diploma que norteia a medicina moderna no sentido de priorizar a preservação da saúde e a medicina preventiva a partir de medidas interdisciplinares e programas como o Saúde da Família.
Já a Lei 8080, desconhecida por Guilherme, é a lei que rege o Sistema Único de Saúde (SUS). Como é que esse candidato diz que irá priorizar a saúde, quando não tem o mínimo de informação sobre o tema, mesmo estando na posição de vereador, que deveria se informar e propor leis com embasamento jurídico sobre o assunto?
Caio Lima tenta induzir Dr. Mário a falar bem da atual gestão, mas se dá mal
Em sua pergunta para Dr. Mário Ferreira no debate, Caio Lima pergunta se, "diante dos grandes avanços da gestão Lucas Pocay, como programa de recape asfáltico e instalação de LED em todos os bairros", não seria um risco mudar os atuais rumos da cidade nas eleições.
Mário respondeu que Caio Lima parecia estar se referindo a outra cidade, ou de certo não deveria estar caminhando muito pelo bairros mais afastados do centro, onde os problemas são muitos, especialmente em relação ao mau estado do asfalto, à falta de limpeza, à falta de manutenção de espaços públicos e terrenos baldios, onde têm se proliferado escorpiões e mosquitos transmissores da dengue, com graves ameaças à saúde da população.
"O senhor pode pegar um ônibus e conhecer os bairros de verdade, num domingo por exemplo, mas aí vai ter que ir a pé, porque não tem ônibus de domingo", ironizou Mário Ferreira, aproveitando para lembrar que a prefeitura hoje não garante o funcionamento dos ônibus aos finais de semana e feriados. Outros problemas do transporte são: a passagem cara e a má qualidade do serviço, com ônibus velhos e sem acessibilidade, número insuficiente de linhas e pontos de ônibus, e pontos de ônibus deteriorados e em número insuficiente nos bairros. Todos esses problemas persistem, apesar do subsídio de R$400 mil mensais destinado atualmente pela prefeitura à AVOA, concessionária que presta o serviço.
Guilherme ataca Caio Lima em diálogo com Mário Ferreira e ouve o que não quer
Após pergunta feita por Guilherme Gonçalves a Mário Ferreira, buscando aprovação para sua crítica ao rompimento de contratos da prefeitura com associações da inclusão e da saúde como AADF e ADO, o candidato quis aproveitar seu tempo de fala para lembrar que Caio Lima, no passado, já apoiou a candidatura de Belkis contra o Claury.
Mário não caiu no jogo e não deixou barato: afirmou que Guilherme Gonçalves deve saber bem a situação da saúde e de outras áreas no governo de Lucas Pocay porque "conhece por dentro", afinal já ocupou um cargo de direção na SAE, por indicação do Lucas Pocay entre os anos de 2017 e 2019. "Para mim, não há diferença entre vocês, é tudo a mesma sopa!", afirmou Mário Ferreira.
Toninho do PT demonstra despreparo e falta de propostas para o meio ambiente
O candidato Toninho do PT, durante o debate, demonstrou despreparo e ausência de propostas para os diferentes problemas da cidade. Passou boa parte do tempo defendendo as emendas parlamentares como a grande solução para questões do município que requerem orçamento e afirmando que sua parceria com o governo Lula seria a grande salvação de Ourinhos. No entanto, o orçamento da cidade beira 1 bilhão de reais por ano e, partindo desse dado, Mário Ferreira, em sua fala, pontuou que é demagogia afirmar que uma emenda de 100 mil resolverá os problemas da saúde e de outras áreas do município.
Quando indagado por Mário Ferreira sobre suas propostas para o Meio Ambiente, Toninho respondeu evasivamente, demonstrando desconhecimento sobre a pauta. Quando questionado por Mário Ferreira sobre o uso de emendas parlamentares pare desviar o dinheiro público para interesses particulares e permitir a perpetuação de deputados em seus mandatos, Toninho ficou nitidamente sem resposta e não quis voltar ao tema.
Assista ao debate completo e tire suas próprias conclusões.
Comments