top of page
logo Fala Ourinhos

Diva Fernandes anuncia livro em homenagem ao jornalista Sérgio Fleury Moraes

  • jornalfalaourinhos
  • 5 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de jul. de 2024


jornalista Sérgio Fleury Ourinhos

A escritora Diva Fernandes, autora da obra "Marcas do Chumbo", está desenvolvendo um novo projeto literário em homenagem ao jornalista Sérgio Fleury Moraes, falecido aos 64 anos de idade em fevereiro deste ano. O livro, inicialmente pensado para celebrar o cinquentenário do jornal Debate, evoluiu para quase uma biografia de Sérgio, um dos precursores na luta contra a Lei de Imprensa durante a Ditadura Militar. "Não tem como separar o Debate do Sérgio ou o Sérgio do Debate," afirmou Diva. "O Debate era um ministério de vida para ele."

Diva e Sérgio eram amigos desde a juventude, e foi ele quem a convidou para ser colunista do Debate. A ideia do livro surgiu há alguns anos, durante inúmeras conversas entre os dois. Sérgio, que escreveu o prefácio do segundo livro de Diva, estava ansioso pelo documentário que a escritora também estava produzindo (Marcas do Chumbo). "Ele estava tão ansioso por esse documentário, parecia que era parte dele," relembra Diva. "Hoje, eu tenho que rememorar suas falas e revisar tudo para desenvolver a história que já está pronta.", diz. 

Apesar do falecimento de Sérgio, Diva está determinada a continuar o projeto, agora focando não apenas no cinquentenário do jornal, mas também na vida e legado do jornalista. "Pretendo dar continuidade a tudo isso com calma, respeitando e analisando todos os lados para desenvolver essa história," conclui a autora.

Nascido no dia 25 de outubro de 1959, em Santo Anastácio (SP), Sérgio Fleury Moraes se consolidou como um dos principais jornalistas do interior de São Paulo. Ele foi o fundador do jornal Debate, de Santa Cruz do Rio Pardo, que por quase 50 anos ajudou a escrever a história do município e da região.

Fonte: Página D

Comentários


bottom of page