“Estamos longe do número ideal de mulheres ativas na política Ourinhense, porém esse caminho já está aberto e devemos ocupar cada vez mais esses espaços”
- jornalfalaourinhos
- 25 de jun. de 2024
- 3 min de leitura

Conversamos com a pré-candidata a vice-prefeita de Ourinhos na chapa do pré-candidato a prefeito Mário Ferreira (REDE), Ana Paula Temistocles Augusto. Ana Paula é a única mulher entre os pré-candidatos à vice-prefeitura de Ourinhos que deverão concorrer ao cargo nas próximas eleições municipais.
Dr. Ferreirinha foi indicado como pré-candidato a vice-prefeito de Caio Lima (PSD), enquanto Alexandre Zoio será o pré-candidato a vice-prefeito de Guilherme Gonçalves (Podemos). O pré-candidato a prefeito Toninho do PT ainda não divulgou quem será seu pré-candidato a vice.
“Confio no compromisso de um governo ético que o pré-candidato a Prefeito Mário Ferreira pode proporcionar para a nossa cidade! Principalmente com a grande participação de nós mulheres”, afirmou Ana Paula Temistocles Augusto.
Leia a seguir a entrevista completa.
Você é a única pré-candidata a vice-prefeita de Ourinhos mulher. Como você avalia essa situação?
Penso que as mulheres precisam participar mais da política, procurar entender como funciona, como se organizam os partidos, quais são os ideais propostos, pois vivenciamos isso todos os dias. A nossa sociedade é muito machista e precisamos lutar pelos nossos espaços e direitos constantemente, para fazer valer a nossa voz!
A participação das mulheres na política ainda está aquém do necessário em todo o país, e especialmente em Ourinhos. O que, em sua opinião, seria necessário para alcançarmos igualdade entre homens e mulheres na política?
Nós mulheres podemos ser o que quisermos e ocupar qualquer espaço que quisermos. Precisamos ser espelhos para outras, inclusive na política, para que se faça jus à política de paridade entre homens e mulheres. Sei que estamos longe ainda de ter um número ideal de mulheres ativas na política Ourinhense, porém esse caminho já está aberto e depende de nós incentivarmos umas às outras para ocuparmos cada vez mais esses espaços.
Por que você decidiu ser pré-candidata a vice-prefeita de Ourinhos?
Eu jamais imaginei concorrer a nenhum cargo político. Sempre fui muito crítica e questionadora. Quando me chamaram para conversar e me fizeram a proposta, fiquei em "choque" (risos). Mas como acredito que todas as pessoas podem e devem lutar para deixar um mundo melhor para as gerações futuras, por que não aceitar?
Além do que eu confio no compromisso de um governo ético que o pré-candidato a Prefeito Mário Ferreira pode proporcionar para a nossa cidade! Principalmente com a grande participação de nós mulheres.
A sua pré-candidatura é comprometida com os direitos das mulheres? Quais são as principais pautas que você defende para a gestão municipal no sentido de atender as demandas e necessidades das mulheres ourinhenses?
Com certeza! Estamos construindo um projeto com várias mãos. Está sendo democrático, pois ouvimos todos. Eu defendo: a mudança do horário de entrada e saídas das creches para atender principalmente as mulheres trabalhadoras e mães solo que se preocupam em levar e buscar seus filhos para poderem trabalhar tranquilas; um programa de saúde da mulher que atenda dignamente e humanamente as mulheres que necessitam realizar exames preventivos e periódicos; a criação de uma casa para acolher mulheres vítimas de violência doméstica, para que a vítima receba os primeiros cuidados depois de registrar formalmente a denúncia na delegacia da mulher, entre outras propostas.
Gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre a sua história...quem é Ana Paula?
Sou filha, mãe, professora, casada, militante da causa feminina e alguém que adora estudar. Tenho 42 anos, me formei em Geografia e fiz pós-graduação em Educação Especial Inclusiva. Moro em Ourinhos há 25 anos e estou na educação pública desde 2006. Nasci em Jacarezinho e vim à Ourinhos para trabalhar no comércio e estudar. Paguei a minha faculdade com muito trabalho e esforço. Já trabalhei como babá, ajudante de cozinha, vendedora e auxiliar de farmácia. Sou casada com o representante comercial José de Cássio Augusto e tenho uma filha de 13 anos. Já participei de vários Congressos sobre Educação no Brasil e participei de vários movimentos sociais pela melhoria da Educação Pública.
Por que a participação das mulheres na política é importante? Que contribuições elas podem trazer às políticas públicas?
Porque nós somos a maioria no Brasil e em Ourinhos, e é mais do que justo essas mulheres ocuparem cadeiras públicas nas três esferas políticas. As nossas contribuições garantem um ambiente mais justo, solidário e igualitário, pois asseguramos democraticamente políticas públicas que atendam às necessidades específicas das mulheres.
Ana Paula e Mário, são pessoas que têm compromisso com a ética e a honestidade, com certeza ambos são os melhores pré candidatos para fazer uma gestão com compromisso com o povo.