top of page
logo Fala Ourinhos

O descaso da infraestrutura: como o abandono das ruas afeta o dia-a-dia dos moradores de Ourinhos

  • jornalfalaourinhos
  • 17 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 18 de dez. de 2024

A população da cidade sofre diariamente com buracos, crateras e asfaltos irregulares que colocam em risco a segurança dos pedestres e motoristas


Imagem de cratera em via pública na Vila Matilde, em Ourinhos
Imagem de cratera em via pública na Vila Matilde, em Ourinhos

Por Maria Vitória Martins da Cruz  No dia 13 de dezembro de 2024, a cidade de Ourinhos completou 106 anos e, para comemorar, foram realizados diversos shows gratuitos no Recinto da FAPI. Mas, com que dinheiro esses artistas foram contratados? E esse dinheiro, poderia ser investido em mais alguma coisa?

Que nossa cidade precisa de melhorias, isso é evidente. Mas, a precarização das ruas é um claro reflexo da negligência com os moradores.

  Sofremos diariamente com buracos, crateras e asfaltos irregulares que colocam em risco a segurança dos pedestres e motoristas.


Buracos também são um problema na Vila São Luiz, no Pacheco Chaves e em outros bairros mais afastados do centro da cidade


No bairro da Vila Matilde, como podemos usar como exemplo, vemos com clareza a falta de cuidado com a cidade, onde em apenas uma única rua você encontra dezenas de buracos. Andar por essas ruas é um verdadeiro desafio, se você desviar de um buraco, inevitavelmente cairá em outro.

Situações como essa também podem causar acidentes. Em uma entrevista com uma moradora da Vila Matilde que prefere não se identificar, foi relatado como um grande buraco quase causou um grave acidente. “Eu estava voltando do trabalho quando tive um grande susto. Próximo ao córrego da rua João Rolli, na Vila Matilde, um carro que estava vindo na direção contrária se assustou com o enorme buraco na rua e acabou jogando o carro na minha direção em uma tentativa de desviar. Ele rapidamente voltou a direção para sua faixa, mas ainda assim, acabou caindo no buraco”.


Próximo a esse lugar fica o posto de saúde da Vila Matilde, que sofre com o aparecimento de diversos escorpiões, e atualmente uma creche está em construção. Mas, para ter acesso a esses lugares, você precisa passar por uma grande aventura e torcer para seu carro não quebrar até o seu destino final.

É frequente a divulgação de recapeamento nos bairros próximos ao centro da cidade ou de lugares com maior acesso, mas os bairros mais afastados sofrem com o esquecimento.

Com o fim do mandato de 2024, o prefeito Lucas Pocay realmente fechará os olhos para sua responsabilidade ou agirá com urgência para resolver os problemas estruturais, garantindo uma qualidade de vida melhor para os moradores?

 

Comments


bottom of page